Professora de inglês faz parceria com estudantes da UNEB e oferta Curso de língua estrangeira para os alunos do Ensino Fundamental II

Na Escola Gessé Inácio do Nascimento está acontecendo desde 04/04/16 o Curso: “Tirando” o inglês de letra: facilitando o ensino de língua inglesa através de tirinhas. O Projeto é orientado pela […]

Figura 1. Cartaz do Projeto: “Tirando” o Inglês de Letra. O objetivo é trabalhar o processo de letramento por meio de “Tirinhas”.

Na Escola Gessé Inácio do Nascimento está acontecendo desde 04/04/16 o Curso: “Tirando” o inglês de letra: facilitando o ensino de língua inglesa através de tirinhas. O Projeto é orientado pela Profª Me. Cleideni Alves do Nascimento, tendo como parceira Elizabete Rosa  professora de Língua Inglesa no Ensino Fundamental II e conta com os acadêmicos e graduandos em Letras Inglês e Literaturas, Danilo Laranjeira de Jesus, Gilmara Silva e Tamile do Carmo Correia. O Curso tem 20 alunos devidamente matriculados.

“Para ingressar no curso as vagas foram limitadas, mas a procura foi muito grande. Diante disso, optamos pelo sorteio. Para não haver dúvida sobre o processo, fizemos a seleção com participação da Diretora, do Coordenador, dos professores e dos alunos e alunas” esclareceu a professora Elizabete. 

“O Curso é gratuito, assim como o  material didático” destacou Danilo Laranjeira. “O objetivo do curso é trabalhar com o processo de letramento em língua inglesa por meio de tirinhas. Sabendo que a Língua Inglesa esta presente em nosso cotidiano, aprender a ler e interpretar ajuda no processo de leitura, escrita e interpretação das demais disciplinas” destacou o Coordenador André Almeida. 

Para a Diretora Rose Ângela, “todo processo que possa contribuir para o ensino e aprendizagem dos estudantes da Escola Gessé são válidos, principalmente na Língua Inglesa que atualmente é tão cobrada nos diferentes vestibulares, no ENEM e no cotidiano dos(as) alunos(as).”

Desenho de Bill Watterson. O menino Calvin é uma referencia para crianças e adolescentes

 

CRITÉRIOS:

Para se inscrever o estudante deve estar devidamente matriculado e demonstrar interesse pela Língua Inglesa. Esses são os critérios básicos para que se possa desenvolver o Inglês na sala de aula e ingressar no curso, por isso, os(as) alunos(as), foram selecionados nas turmas de 8º Ano e 9º Ano.

Figura 3 (acima): Mostra o gato Garfield com sua ironia

AS AULAS:

 As aulas ocorrem em turno oposto, dessa forma, os estudantes da manhã vão para o minicurso,  nas segundas-feiras e nas quartas-feiras, a partir das 13:30 às 15:30hs. Os alunos além de terem acesso a outro idioma estão passando por um trabalho de leitura e interpretação de texto. No mundo globalizado o inglês já se tornou uma Língua Franca, pois já diz os críticos que “se não podemos aprender todos os idiomas, que se aprenda o Inglês, uma vez que com ele você pode se comunicar em qualquer parte do mundo”. Isso os alunos do Gessé estão aprendendo e vão “tirar” de letra!

Figura 4: Momento de interpretação da tirinha no 6° encontro.

“Ao longo do curso os alunos tem desenvolvido sua capacidade de interpretação textual verbal e não verbal. Conforme os encontros acontecem, cada um deles tem ficado mais a vontade para desenvolver as leituras em voz alta, e dessa forma eles podem perceber que cometer erros faz parte do processo de desenvolvimento do conhecimento” diz Tamile Correia. Um dos motivos para esse crescimento é a metodologia utilizada pelos ministrantes, uma vez que estes optaram por trazer uma abordagem mais descontraída, explorando a espontaneidade de cada estudante, permitindo que eles participem ativamente do processo, contudo sem deixar que as aulas percam sua seriedade.

Figura 5: estudantes e ministrantes no encerramento do 7° encontro.

About André Almeida Santos